segunda-feira, 6 de abril de 2009

AMOR E REVERÊNCIA


Amor e reverência

A Glória e Majestade do Senhor estão imanentes no Universo, como fragância no ar, como calor no fogo, ou como a manteiga no leite. Ele é o fio que passa através e mantém unidas todas as contas [de um rosário]. Conhecê-Lo deste modo, para compreender que Ele é a fonte, sustentação e summum bonum de toda esta Criação é o fim e propósito da vida humana. Este é o resumo e corpo principal dos ensinamentos de todas as escrituras que o homem herdou do passado, em todas as línguas e em todos as regiões da Terra. Todas as religiões são apenas ensaios na demarcação do caminho que leva à essa consumação. Todos os códigos morais regulam o falar, a ação e sentimentos humanos de modo a tornar o homem apto para ver o caminho mais claramente e tornar seus passos mais firmes. A Índia é a terra onde este conhecimento precioso foi ganho e espalhado por seguidores ardentes e sábios.
Mas, hoje, temos que deplorar a decadência desses ideais, e a queda dos hindus que desceram ao nivel de ridicularizar a elevada bem-aventurança espiritual que esses sábios alcançaram. Chegou o tempo de reverenciar a cultura que concedeu a eles essa visão e essa vitória, de novamente dedicar-se à peregrinação em direção à Verdade, de descobrir na selva de muitas formas a Unidade básica, que é a realidade. Como equipamento para esta árdua jornada, os sábios estabeleceram vários regulamentos, disciplinas, práticas e caminhos; aderindo a eles, o homem é capaz de recordar-se constantemente que ele está destinado a compreender sua Divindade essencial. O jejum e a vigília prescritas no Dia de 'Shivaraathri' são exemplos de tais disciplinas; já que o jejum e a vigília são destinados a deixar a mente longe dos sentidos e em direção do Senhor.
Cinco sacrifícios para serem feitos por qualquer homem
Os sábios estabeleceram, para o mesmo esforço elevado, cinco sacrifícios para qualquer ser humano, em qualquer lugar que esteja, para qualquer denominação que possa ter. Esses 'yajnas' não são exercícios rituais elaborados, acompanhados por recitação Védica, prescritos para alcançar um estágio específico de Bem-aventurança no pós-vida ou vitória específica sobre um aspecto da natureza humana. Eles são mais simples e mais democráticos. Eles estão sendo realizados, casualmente e sem consciência de sua significância, pelo homem em toda parte. Esses 'yajnas' não necessitam de credenciais especiais daqueles desejosos de realizá-los. Qualquer um pode entrar neles e ser bem sucedido. Eles são passos essenciais no progresso espiritual.
Os cinco 'yajnas' (sacrifícios) são: (1) sacrifício por Deus; (2) sacrifício para reverenciar os sábios; (3) sacrifício para reverenciar os progenitores; (4) sacrifício para reverenciar os companheiros humanos; e (5) sacrifício para reverenciar os companheiros animais. Eles são chamados 'Daivayajna', 'Rishiyajna', 'Pithruyajna', 'Athithiyajna', e 'Bhuuthayajna', em sânscrito.
1. 'Daivayajna': é uma prática recomendável, a separação de uma pequena sala para o relicário, enquanto se constrói uma casa. Em toda casa hindu, existe um templo ou altar ou relicário doméstico, onde os membros da família, individualmente ou todos juntos, podem adorar a Deus. Geralmente, existe uma pintura ou um ídolo colocado lá, para relembrá-los do Imensuravelmente Vasto que ele representa. Veneração diária é oferecida neste relicário, preces são dirigidas na sua frente, meditação é feita naquela quietude, o Nome de Deus é tomado na língua e sua doçura apreciada. Este é o 'Daiva-yajna'; ele purifica o dono da casa e traz Deus para a consciência do homem através de todas as suas atividades.
Atividades para reverenciar os sábios
2. 'Rishiyajna' é o termo usado para as atividades dos homens que reverenciam os sábios. Elas são principalmente: o estudo e a prática das escrituras sagradas, que são os tesouros de sabedoria ganhos por árduo ascetismo dos sábios. Os Vedhas são os textos mais antigos, os mais completos, filosoficamente os mais profundos, os mais práticos de todas as escrituras e os mais universais. Então, tem-se o Raamaayana, o Mahaabhaaratha, o Bhaagavatha e outras narrativas da eterna luta entre o certo e o errado e da sempre presente Graça Divina que ajuda o triunfo do Certo. Esses e outros livros esclarecem e consolam, elevam e reanimam, corrigem e convencem, e prenchem a mente com coragem e humildade. É realmente uma tragédia que essas fontes vitais de firmeza estão negligenciadas e as pessoas leiam, ao invés delas, livros que são parciais e irreverentes, degradantes e vulgares, descrevendo o comportamento insano de dementes desafortunados, sem estarem conscientes do dano que causam para os seus próprios progressos e saúde mental.
Esses livros lentamente prendem o homem na mira do sexo e pecado; eles voltam o homem para caminhos animalescos. Afirma-se que ser "homem" é apenas metade das tarefas da vida; deve-se provar, pelas próprias ações, falas e pensamentos, que não se é uma besta (animal)! Isto é o inverso da primeira afirmação; e não pode ser ignorado. Seja humano; mantenha longe a fera; controle seus sentidos, paixões e emoções com as rédeas da discriminação e despreendimento. Isto é o que os bons livros ensinam. Vá à eles para conselho e inspiração.
Os pais devem ser cuidados e obedecidos
3. O terceiro sacrifício é em benefício de seus pais, o Pithruyajna. A ordem dos Vedhas é "Maathru dhevo bhava; Pithru dhevo bhava" - "Possa a Mãe ser seu Deus; possa o pai ser seu Deus". O verso é repetido 'ad nauseum' atualmente, mas, não há sinal de reverência para os pais em parte alguma. Uma geração que não respeita e auxilia seus pais está fadada a acabar em desastre. Os pais sofrem grandes privações, e negam-se vários confortos de modo a colocar seus filhos na escola e faculdade; mas, as crianças são ingratas; elas zombam e riem, elas causam dor mental e fome física para seus pais por ridicularizar seus hábitos e atitudes, e esquecer suas orientações com negligência. Quando os criadores do seu corpo físico e mental são tratados assim com sacrilégio, como pode alguém esperar que você adore o Criador do Universo, Deus, que provém tudo? Honre seus pais, desse modo seus filhos aprenderão a honrá-lo.
Existe uma ótima estória mencionada nos Puraanas sobre isto. Os Pais Divinos, Shiva [Deus da trindade hindu - da destruição, para que ocorra a renovação] e Paarvathi [sua consorte], uma vez propuseram um teste para seus dois filhos - Ganapathi e Subrahmanya. Eles deveriam correr por todo o mundo e voltar até eles; aquele que o fizesse mais rápido ganharia o prêmio. Subrahmanya começou logo e rápido, e foi passando por montanhas e vales; mas, Ganapathi andou rapidamente ao redor dos Pais e reclamou o prêmio. Ele disse, os Pais são todo o mundo - e essa afirmação foi aceita como correta. Ganapathi foi colocado como a divindade supervisora da aquisição de conhecimento e como a Divindade que pode salvar todos os aspirantes dos obstáculos nos seus caminhos.
A moral desta estória é que os pais devem ser cuidados e obedecidos. Este é o Pithruyajna real. Eles representam renúncia, tradição, a cultura acumulada do passado, os valores permanentes, como contrastado com as vaidades fugazes. Esta é a razão porque Shiva é visto como Saamba-Shiva, Sa-Amba-Shiva, onde Amba significa Mãe e Shiva, significa Pai, e Sa indicando Sathya (Verdade), Sarvavyaap (Onipresença), Sarvajna (Onisciência), e Saakshaathkaara (Realização Interior).
Trate o estranho pedindo comida como enviado de Deus
4. Athithiyajna significa que os atos feitos para agradar e confortar o A-thithi (aquele que vem apenas por um dia), isto quer dizer, o Estranho, que vem à sua porta pedindo comida ou abrigo. Dê-lhe isso, como um ato de adoração. Trate-o como tendo sido enviado por Deus ou como o Próprio Deus. Esta é uma tarefa sagrada apreciada pelos Vedhas. Compartilhe sua refeição com qualquer um que peça por comida quando você estiver para comê-la. Sacie sua fome antes de saciar a sua.
5. O último dos yajnas é o Bhuuthayajna - passos para confortar e manter alegre os animais que colaboram e aqueles que acompanham uma pessoa - bois, vacas, cabras, cavalos, que a ajudam com sua labuta, e cães, gatos e outros animais de estimação que tornam sua casa agradável e cheia de contentamento. Você não deve deixá-los com fome ou sobrecarregá-los de trabalho. Se algum animal dependente de você para amor e cuidados deixar cair uma lágrima em sua casa ou fazenda, lembre-se que você sofrerá muito mais depois.
Amor e reverência - essas são as fontes reais para o sacrifício ou yajna. Deixe que todos os seus atos, palavras e pensamentos sejam preenchidos com Amor e Reverência. Então, você terá paz e contentamento imperturbáveis.
Sri Sathya Sai Baba

Nenhum comentário:

Postar um comentário