segunda-feira, 6 de abril de 2009

O TRABALHO

O Trabalho

''Na vida quotidiana resulta essencial o trabalho bem feito. Isto se aplica a qualquer tarefa que vocês devam realizar, sem importar se serão avaliados por outros ou não. Quando um trabalho não é realizado dentro do nível de excelência, alguma coisa na ordem natural é afetada, isto incide no espírito, quebrando sua harmonia. Acontece que cada um de vocês conhece no profundo de si como fazer cada coisa de maneira perfeita, impecável e, se respondem ao impulso de não alcançar esse nível, sabem que cederam à inércia , à preguiça, ao menor esforço. Estes sentimentos empobrecem o caráter com o risco de virar hábito se for repetido, e então será difícil fazê-lo desaparecer. No fundo de toda tarefa feita pela metade está a dúvida sobre o valor do próprio esforço, que se expressa na pergunta "e...para que? formulada quando a gente age pensando só no resultado da ação. Vocês devem agir pela própria ação, não pelos resultados; devem buscar sempre a excelência, a qualidade, que é o único que permite desfrutar depois do repouso. De outra maneira, o ser humano frustra-se. "Não importa" diz-se, e continua adiante acreditando que jogou fora o assunto. E não é assim, esta coisa mal feita segue agindo dentro de vocês como um conflito não resolvido, porque o sentimento do ótimo reclama sua parte e, como não a recebe, reflete esta falta na auto-estima, então a auto-estima diminui. Tudo isto gera tensão e o indivíduo se empobrece.
Façam então o caminho inverso. Tomem cada tarefa, por simples que seja, como um presente para Deus. Façam-no assim, à medida do Divino; ao pouco tempo, esta tendência, se converterá em hábito tão natural de seguir, como dormir ou respirar. O sentimento de satisfação de cada tarefa levada a cabo desta maneira exemplar irá mostrando-lhes que o caminho da evolução humana não tem fim, cada vez será mais fácil fazer tudo melhor; isto fortalecerá vosso caráter, elevará a auto-estima e facilitará o descanso sossegado e feliz de quem não tem contas pendentes com a vida.
Quando o trabalho está bem feito não tem laços nem ligações. Somente se o trabalho está bem feito pode se dizer que está acabado, e isto faz que possas te desligar e pôr toda tua energia em outra coisa...''
Sathya Sai Baba

Nenhum comentário:

Postar um comentário